sábado, 27 de novembro de 2010

A generosidade


Outro dia encontrei um texto de Luis Roberto Scholl, cirurgião-dentista (RS) e colaborador de várias revistas de evangelização, que falava sobre a generosidade.
Refletindo sobre o momento atual, principalmente nos atos de violência a que temos presenciado, cheguei a conclusão do quanto ainda existem pessoas detentoras da fascinação pelo poder. Felizmente são uma minoria.
Como ia dizendo, lendo o artigo, vi como são precisos os momentos de generosidade em nossas vidas. Quem sabe não seria isto a faltar na vida dessas pessoas.
No texto, o autor aponta 4 benefícios diretos de se praticar a generosidade, os quais repassarei a seguir:
A Generosidade
“... 1) Queremos viver mais com saúde.
A generosidade propicia equilíbrio aos elementos do corpo físico porque reduz o nível de stress, de medo e de ansiedade. O individuo generoso cria autoconfiança, desenvolvendo um senso de segurança que favorece a alma e o corpo físico. Esses benefícios levam a uma tranquilidade e uma serenidade que jamais será atingida através de medicamentos, alcoólicos, conforto material ou diversão qualquer.
2) Queremos viver em paz.
A mente se torna tranquila, atingindo um estado mental de calmaria mesmo nas tempestades mais temíveis, nos eventos mais trágicos, como na doença ou na dor. Compartilhar o problema do próximo educa o individuo a não permitir que desgraças se instalem em sua mente, tornando-o pró-ativo em resolver o que é possível, resignado a aceitar o que não pode ser mudado no momento. Para a pessoa generosa, sempre que um evento desagradável atinge a sua mente como uma onda vigorosa, aquilo que fica debaixo da onda, o oceano de tranquilidade, a mente principal, permanece basicamente tranquila.
3) Queremos ter a consciência tranquila.
O individuo generoso é alguém que age. Da mesma forma que procura sempre o bem comum não prejudicando os outros, não se deixa corromper, é honesto, não se abala com as contrariedades. É leal e com firmeza de convicções, não se afasta de seu ideal.
4) Queremos saber encontrar soluções.
Dificuldades sempre existirão, o problema é como e onde procurar as soluções. A generosidade facilita o entendimento de que alguns problemas não serão resolvidos ou atenuados com ações exteriores. Não podem ser ignoradas as soluções interiores. Se examinarmos um problema muito perto, ele parecerá enorme e insolúvel; mas ao olharmos o problema de forma mais abrangente, ele não parecerá tão grande, nem insuperável. O amparo dos benfeitores espirituais àquele que age no bem é mais notável e eficaz porque o padrão vibratório é mais semelhante. A oração, a meditação e a inspiração são partes da solução de qualquer problema. Há inúmeros benefícios na atitude generosa. Cada um tem certamente alguma experiência positiva de uma boa atitude, nem que seja somente a satisfação de ter feito o que é correto. A lição a aprender aqui é não se preocupar em demasia e praticar todo o bem possível...”.
Completando o texto acima, sugiro que reflitamos sobre o amor, já que generosidade é também, por assim dizer amor + ação, e sem dúvida alguma, muitos são os benefícios dessa combinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário